terça-feira, 4 de setembro de 2012

Heels on a mission!


“So soon as a fashion is Universal, it is out of date.”
                                                      -Marie Von Ebner-Eschenbach

Pôr em palavras aquilo que está à vista de todos nem sempre é fácil. Observar é uma qualidade que não assiste a todos. Mas quem realmente tem esse dom, o da observação, consegue ver o mundo para além daquilo que é evidente.
Ora, no mundo da moda observar é fulcral. Só observando é que conseguimos ver o que vai nas prateleiras das lojas mais concorridas, ver o que usam as personalidades mais conhecidas, e acima de tudo, prever!
Numa tentativa de melhor captar um tipo de consumidor, escolhi o local perfeito: A Feira da Vandoma.
Rodeada de gentes vindas de todos os cantos da cidade, acordei às 4h00! Observar não é mesmo para todos. Disfarçada por entre a multidão que por lá passava às 6hoo, tentei fazer negócio o melhor que pude, sem nunca esquecer o objectivo primordial: observar. De tanto que poderia falar, eis o que salta logo à vista: média de idade dos consumidores - 60 anos e maioritariamente homens. Aquela hora da madrugada não é qualquer donzela que se atreve a pôr lá o pézinho. O que procuram? Artigos usados o mais barato possível! Regatear é um assunto que merecia uma tese de doutoramento. Antiguidades, artigos novos a baixo preço, artigos roubados, de tudo um pouco sem nunca fugir à temática da feira. 
Poderia tipificar os consumidores que por lá passaram entre seniores, ecológicos e vintage. Tanto o estilo ecológico como o vintage, novamente em voga, são comportamentos que retratam a sociedade dos nossos dias que cada vez mais tenta reaproveitar e reciclar.
No entanto, houve um tipo de consumidor que me saltou à vista pelo facto de ser completamente diferente de tudo. Uma carta fora do baralho!

Feira da Vandoma - Clicar na imagem para aumentar


A imagem vale por muitas palavras aqui. O que destacar? Mix de peças desportivas tradicionais, tais como os calções e as sapatilhas, com peças mais chiques, nomeadamente a carteira e a camisola em tons dourados brilhantes. Um ‘perfect mix&match’, diria eu. No conjunto, penso que este consumidor encaixaria perfeitamente no novo conceito de street fashion: os skaters. Compram roupa de marca, consomem fast-food, valorizam imenso a vida social, gostam de viajar, são jovens irreverentes. 
Ciente desta nova realidade, Sam Ashley, um fotógrafo inglês, criou um blog: The Skatorialist. Neste blog, semelhante ao Sartorialist, Sam publica fotografias de skaters, cujo estilo acredita marcar uma tendência.   

Para finalizar, gostaria de dar uma sugestão de alteração da expressão comum de ‘No poupar é que está o ganho’ para no ‘Observar é que está o ganho’! 

Enjoy!