terça-feira, 1 de maio de 2012

Heels gone fishing!

Sabe sempre bem poder partilhar um domingo fora do comum. Dados importantes a registar:

Dia: 29 de Abril
Hora: 9h30
Local: Lota de Espinho
Evento: Almoço de família

Poderia ser um almoço como tantos outros, mas o que o tornou invulgar foi o prato principal: peixe grelhado comprado directamente na lota de Espinho a um domingo de manhã ainda a saltitar de a abrir e fechar a boca. 

Não foi a primeira experiência neste local. Já da primeira vez foi bastante cómico observar as peixeiras e a sua forma tão peculiar de vender o peixe: guarda-sol a cobrir a lota, o peixe ainda cheio de areia, cada uma delas a apregoar como o fazem há anos, e os homens do mar a observar a venda. 

Este domingo foi ligeiramente diferente porque chegámos mais cedo do que o costume ao local, mesmo no momento em que recolhiam o peixe das redes e o colocavam à venda.
Fiquei com olhos de mulher urbana a olhar para o peixe ainda vivo nas bancas. Pode parecer completamente ridículo para muitos, mas as minhas experiências culinárias ainda nem sequer não são suficientes para uma curta-metragem. Para lá caminham! Além disso, nunca fui à pesca pelas razões óbvias.... BARCOS!!! Nem vê-los por favor! Fobias à parte, tive oportunidade de presenciar um ritual tipicamente de zonas pesqueiras e que enriqueceu a minha cultura citadina. 
Importante deixar nota que o peixe, para além de 'mais fresco impossível', é mais barato e a atenção ao cliente faz inveja a muitos pós-vendas espalhados pela cidade. 

Resta dizer que o almoço correu super bem, a família ficou muito feliz com o prato principal e espera por mais. Quem aprecia peixe tanto quanto eu, que não perca uma oportunidade destas porque vale a pena para depois contar.

Indumentárias?! Pois claro! Aconselho a levar sapatilhas ou botas porque o terreno é um tanto ou quanto meio pantanoso. Não se esqueçam do guarda-chuva mesmo que faça sol! Uma sacola extra para meter a saca com o peixe e umas toalhitas e viagem terminada. Próxima paragem: Cozinha! Deixo ficar uma receita super simples para confirmarem que não tem nada de complicado... Enjoy!!!

Receita do Rui: ROBALO/DOURADO GRELHADO NO FORNO (4px)
* 4 Robalos/Dourados gorditos
* Limão
* Sal

Molho super special
* Hortelã - pimenta
* Manjericão
* Salsa
* Sumo de 1 limão
* Azeite
* 2 colheres de sopa de Martini Rosatto
* Sal q.b.

Depois de arranjado - nada de se preocupar que as peixeiras dão o jeitinho ;) - temperar o peixe com sal e limão. Deixar a marinar durante meia hora. 
Pré-aquecer o forno a 200º. Colocar o peixe na grelha do forno e colocar a bandeja de metal por baixo forrado a papel de alumínio (30min a 160º no modo grill). 
Quanto ao molho, colocar os ingredientes num almofariz e moer bem os sólidos e misturar os líquidos no momento de servir. Pincelar o peixe com este molho. Para acompanhar a refeição, uma leve salada de alface e tomate e batatas cozidas. Bon apétit!
 









4 comentários:

  1. Querooooo!!! vou ja tirar a receita! :-)

    ResponderEliminar
  2. Parece muito bem. Mas isso é uma courgete ou um pepino grelhado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Courgete... Mas esta versão é apenas um exemplo do prato que obtivemos. Infelizmente, escapou-nos esse pormenor e não fotográfamos o momento. De agora em diante, vamos tirar uma foto a cada pratinho gostoso para partilhar a versão original convosco! :)

      Eliminar